unsplash-logo Katherine Hanlon

Soluções para ajudar mulheres imigrantes nos EUA a se proteger contra abusos

Bem-vindx ao Women Against Violence Experiment !

O que é o W.A.V.E.?

O Women Against Violence Experiment (W.A.V.E.) é resultado de um ano de pesquisas sobre as questões que mais afetam a comunidade imigrante latina em Nova York. A jornalista brasileira Isadora Varejão descobriu que mulheres têm pouco ou quase nenhum conhecimento sobre os diferentes tipos de abuso aos quais estão vulneráveis (seja por um parceiro, chefe ou proprietário da casa em que moram). Elas tampouco sabem dos recursos que existem para protegê-las, como serviços gratuitos e a própria legislação americana.

Duas soluções: uma online e outra offline

Violência doméstica e abuso emocional e financeiro são assuntos meio pesados, que causam vergonha e isolamento. Teatro, inteligência artificial e machine learning são ferramentas com grande potencial para informar e educar mulheres. Que tal um chatbot que pode responder dúvidas sobre relacionamentos abusivos na privacidade do seu inbox? E uma peça de teatro interativa, que te permite mudar o rumo de uma cena e aprender com mulheres que sobreviveram ao abuso de parceiros? São projetos assim que o W.A.V.E. está trazendo para a comunidade imigrante.

E Se Fosse Com Você?

Esta peça fórum de 15 minutos conta a história de uma imigrante brasileira em uma relação abusiva, e foi desenvolvida em colaboração com dez membros da comunidade brasileira em Nova York e Nova Jersey seguindo a metodologia do Teatro do Oprimido. Cenas e diálogos foram criados durante exercícios de improvisação e jogos teatrais liderados por Varejão e pela diretora de teatro Becca Kenisgberg. A peça estreou em 6 de dezembro de 2019, na Escola Craig Newmark Graduate School of Journalism da CUNY. Compareceram 60 espectadores, 15 dos quais homens. A peça foi em português, mas contou com facilitação traduzida para o inglês. Houve quatro intervenções da platéia.

Screenshot of small App

A história

Uma brasileira pós-graduada e recém-chegada nos Estados Unidos (Fay Vera) se descobre em uma relação abusiva com um músico brasileiro naturalizado americano (Victor Fontoura). As amigas (interpretadas por Yasmin Santana, Suzane Senna e Ana Moioli) acompanham a jornada de Fay, mas não conseguem concordar se ele é abusivo ou apenas o típico namorado latino "de sangue quente". No elenco também estão Juliana Rosa, Vanessa Grecco, Giovana Mielle, Bernardo Melo, Bruno Santos e Patricia Marjorie.

Screenshot of application

Covid-19: Eventos presenciais em pausa

Devido à pandemia, não estamos fazendo apresentações. Mas estamos pesquisando formas de trazer o fórum para o ambiente online. Para ficar informadx sobre nossos próximos passos, inscreva-se no topo da página.

10 de fevereiro de 2020 às 18:30h.

Mantena Global Care. 294 Ferry St, Newark, NJ. Apresentação e a facilitação serão em Português.

20 de fevereiro de 2020 às 10:00h.

Consulado Geral do Brasil em Nova York. 225 E 41st St, New York. A apresentação será em Português. *Não haverá facilitação.

Screenshot of small App

Chicabot

Desconfia que você ou uma amiga estejam em um relacionamento abusivo nos EUA? Converse com a Chicabot, a robô sabe-tudo que adora dar informações que ajudem mulheres imigrantes.

Screenshot of iPhone App

Converse com a Chicabot

Por enquanto, esta versão beta está disponível apenas em Inglês. Para iniciar uma conversa, clique nos três pontinhos no canto inferior esquerdo. Não deixe de dar seu feedback ao final!

Screenshot of application

Feedback

95% dos usuários disseram ter aprendido algo novo ∙ 52% conhecem pelo menos uma mulher imigrante que esteve em um relacionamento abusivo ∙ 86% recomendariam Chicabot a uma amiga.

Próximos passos

O conteúdo está sendo expandido para acomodar as informações da Cartilha da Mulher, desenvolvida pelo Grupo Mulheres do Brasil.

W.A.V.E. é um porto seguro para mulheres que se sentem à deriva no sistema de imigração americano

Segue nós! 💁🏻‍♀️

As estatísticas não mentem

Há mais coisas em comum entre o Brasil e os Estados Unidos do que imagina nossa vã filosofia

Time W.A.V.E.

Isadora Varejão

Jornalista, imigrante, atriz 🇧🇷

Jornalista carioca e quase mestre em Jornalismo Social pela Newmark Graduate School of Journalism (CUNY). No Rio, cobriu meio ambiente, saúde pública e política. Antes de se formar em jornalismo pela PUC-Rio, trabalhou como atriz profissional em 16 peças. Filha da Martins Pena. Vive em Nova York desde 2015.

Rebecca Kenigsberg

Diretora teatral e educadora 🇺🇸

Atriz californiana vivendo em Nova York, se dedica à reformulação do discurso sociopolítico e das narrativas vigentes através do teatro. Formada em Teatro pela UCLA, mestre em Política da Arte pela NYU e é coringa treinada pelo Centro do Teatro do Oprimido (CTO) no Rio de Janeiro.

Apoio

Quem falou sobre a gente